Teses e Dissertações

Polícia e Gênero: Percepções de Delegados e Delegadas da Polícia Civil do Rio Grande do Sul Acerca da Mulher Policial
Jaqueline Siqueira do Sacramento


Resumo


A Pesquisa constituiu-se na investigação das percepções de delegados e delegadas da Policia Civil acerca da mulher policial, analisando os fatores que permeiam as relações de gênero dentro de uma instituição tradicionalmente masculina. Esferas sociais que comprometem os papéis masculinos e femininos como a Policia Civil oferecem resistência ao ingresso das mulheres, pois são incompatíveis com os papéis socialmente construídos às mulheres. Muitos conflitos de gênero existem dentro da instituição policial, contudo há uma valorização crescente das diferenças e uma abertura de maior espaço para as mulheres. A efetiva participação das mulheres aponta para a possibilidade de surgimento de práticas mais democráticas marcadas pela maior convivência entre os gêneros. O reconhecimento e a valorização das diferenças de  gênero dentro da policia se constituem a partir das habilidades diferenciadas e estabelecem novas formas de ser mulher e de se construir relações de gênero no mundo contemporâneo.

Link: Polícia e Gênero: Percepções de Delegados e Delegadas da Polícia Civil do Rio Grande do Sul Acerca da Mulher Policial

Márcia Nascimento Henriques Knop
A Escolha do Curso Superior dos Vestibulandos da UFRGS: Um Estudo Qualitativo com Utilização de ACM


Resumo


Esta dissertação centrou-se sobre a questão: De que modo o volume de capitais econômico, cultural e escolar dos vestibulandos da UFRGS influencia suas escolhas de curso de graduação. Para responder tal pergunta, foi realizado um estudo quantitativo utilizando o software SPSS versão 13.0. Foi selecionada uma amostra de 21 cursos de graduação de vestibular da UFRGS 2007. O modelo estatístico é formado por 8 variáveis explicativas relacionadas aos capitais econômico, cultural e escolar dos vestibulandos da UFRGS. A hipótese principal da dissertação afirma que os candidatos com alto volume de capitais econômico, cultural e escolar tendem a escolher os cursos de maior prestigio, mais concorridos e que dão acesso a profissões melhor remuneradas; e candidatos com baixo volume de capitais tendem a se inscrever, ao contrario, nos cursos menos prestigiados, menos concorridos e que formam para as profissões consideradas menos rentáveis. A hipótese acessória aponta a existência de um outro fator que exerce influencia na escolha do curso superior que é a estrutura e a política institucionais. Os resultados empíricos apontaram para a confirmação das duas hipóteses. Há uma relação estatisticamente comprovada entre o volume de capitais do individuo e a escolha do curso de graduação. No entanto, no momento da escolha esta também presente o aspecto institucional,  ou seja, os incentivos e constragimentos gerados pela instituição, e sua política referente, neste caso, ao acesso e inclusão de indivíduos com origens sociais distintas. Assim, a dissertação mostrou, por exemplo, que os cursos de Direito e Administração, considerados de alto prestigio, apresentam um perfil de candidato diferente a depender do turno em que é oferecido. O turno noturno atrai candidatos cujo volume de capitais econômico, cultural e escolar é mais baixo quando comparado ao seu equivalente diurno. Deste modo, é possível afirmar que além da influencia dos capitais econômico, cultural e escolar, há um aspecto referente á estrutura e política institucionais que também interfere na escolha do curso de graduação.

Link: A Escolha de curso superior dos vestibulandos da UFRGS: um estudo quantitativo com utilização de ACM.

Redes de Co-autoria Científica no Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS
Maycke Young de Lima


Resumo


Nesta dissertação realizou-se o estudo das redes de colaboração cientifica formadas a partir de um grupo de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGeo/UFRGS), com base na abordagem teórico- metodológica conhecida como análise de redes sociais (ARS), dialogando com alguns conceitos oriundos da Teoria da Prática de Pierre Bourdieu, focando a identificação, caracterizando a evolução estrutural das redes de co-autoria cientifica. A análise de redes sociais nesse contexto pode contribuir significativamente enquanto geradora de subsídios para a gestão de ciência e tecnologia na área, ressaltando o importante papel dos pesquisadores vinculados ao PPGGeo/UFRGS na ampliação da capacidade de produção e comunicação do conhecimento cientifico na área e/ou na região sul. Além disso, esta pesquisa em particular contribui para o campo da Sociologia com a exploração da perspectiva teórico-metodológica da ARS no contexto da analise das redes de colaboração cientifica.  Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são os elementos que influenciam a evolução estrutural das redes sociais de co-autoria cientifica entre os pesquisadores vinculados ao PPGGeo/UFRGS no período de 1998-2006? Para responde-la, foram construídas três redes de co-autoria com base nos dados oriundos dos Cadernos de Indicadores da CAPES referentes aos intervalos de 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006. Foram utilizados os softwares NVIVO e UCINET. Assumiu-se que o grupo dos docentes fosse dominante nas redes de co-autoria e foram considerados como atributos os números de vínculos dos docentes ás linhas, projetos e grupos de pesquisa. Como hipótese, colocou-se que quanto maior fosse o numero de vínculos a diferentes grupos de pesquisa, mais privilegiada seria a posição do autor na rede, e essa posição tenderia a ser mantida ao longo dos anos. Os resultados obtidos caracterizaram as estruturas das redes, comparando-as com foco em sua conectividade e centralidade. A rede de 1998-2000 contou com 524 atores e 11.296 laços; A rede de 2001-2003 apresentou 576 atores e 14.674 laços, enquanto a rede de 2004-2006 apresentou 741 atores e 14.178 laços. Verificou-se que o conjunto dos atores centrais/dominantes nas redes é formado majoritariamente pelos docentes e, em geral, esse conjunto tende a se manter em destaque ao longo dos anos; verificou-se também que há uma reincidência de parcerias na produção do conhecimento cientifico nas três redes,  culminando em uma reprodução social da estrutura da rede de co-autoria. A hipótese do estudo foi refutada, indicando que embora exista uma correlação positiva significante entre os três atributos e as medidas de centralidade, que representam a estrutura da rede, o grau de correlação entre o atributo “grupos de pesquisa” e as medidas de centralidade não obteve destaque em relação à correlação entre os atributos “linhas de pesquisa”, “projetos de pesquisa” e as medidas de centralidade em nenhum dos períodos analisados. Concluiu-se que todos os atributos analisados (grupos, linhas e projetos de pesquisa) influenciam na evolução estrutural das redes sociais de co-autoria cientifica do PPGGeo/UFRGS no período de 1998-2006, mas as linhas e projetos possuem maior influencia do que os grupos de pesquisa.

Link: Redes de co-autoria científica no programa de pós-graduação em geociências da UFRGS.

A Produção Tecnológica Em Incubadoras De Empresas
Leonardo de Lucas da Silva Domingues


Resumo


Trata-se de uma análise, com base no texto atual, sobre a ênfase na cultura do empreendedorismo pode influenciar as decisões na produção tecnológica em duas incubadoras de empresas de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Como etapa preliminar, também se avalia de que forma gestores e cientistas-empreendedores envolvidos com essa produção se posicionam perante a relação entre tecnologia e sociedade e se identifica quais questões pautam as escolhas e os direcionamentos da prática tecnológica utilizada pelas empresas incubadas e de que forma tal processo interfere na formatação final do que é produzido. O estudo é de natureza qualitativa, sendo o campo amostral composto por 10 agentes (4 gestores e 6 cientistas-empreendedores) escolhidos por serem responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico nas incubadoras e nas empresas. Para examinar essas questões, discute-se: uma noção teórica da tecnologia como produção social; os modelos teóricos sobre a relação tecnologia e sociedade propostos por Andrew Feenberg (1991, 2002, 2003); além das aproximações entre a cultura empresarial e a produção científica, formando o que Javier Echeverría (2003a, 2003b) chama de tecnociência. Faz-se, também, um apanhado bibliográfico sobre os temas conectados ao empreendedorismo e as incubadoras de empresas. A análise dos dados mostra que nos estabelecimentos pesquisados existem especificidades em cada uma das incubadoras no que se diz respeito a produção tecnológica; há maior número de percepções instrumentalistas, seguidas de deterministas, quando o assunto é a relação entre tecnologia e sociedade (tal fato indicou uma falta de compreensão reflexiva sobre como os âmbitos socioeconômicos, políticos e culturais interferem na formatação da produção tecnológica); ao mesmo tempo, nota-se, nas questões que pautam as escolhas e os direcionamentos da produção tecnológica, maior ênfase em decisões vinculadas a aspectos econômicos e políticos, respectivamente; a cultura do empreendedorismo influencia significativamente as praticas tecnológicas e transforma a visão de mundo dos cientistas-empreendedores, incidindo nos interesses e decisões sobre a formatação final dos produtos e/ou serviços.

Link: A Produção tecnológica em incubadoras de empresas